sábado, 28 de maio de 2011

FIQUE POR DENTRO - MARÇO-ABRIL

Por F. LOPES*

PROMOTORA DE JUSTIÇA DE LARANJAL FAZ RECOMENDAÇÃO
Na hora: a Promotora de Justiça da Infância e da Juventude de Laranjal do Jari, Dra. Fábia Nilci enviou uma recomendação às escolas do município laranjalense contendo as medidas que os diretores, pedagogos e professores devem tomar mediante as indisciplinas, atos infracionais e crimes cometidos pelos alunos. O procedimento tomada pela Promotora é uma prevenção contra os problemas ocorridos no âmbito escolar e que na maioria das vezes os profissionais da educação não sabem como resolvê-los adequadamente. O documento explica, por exemplo, o que é indisciplina escolar e o que ato infracional.

ENDIVIDAMENTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS
Grande parte dos servidores do Estado do Amapá e de Laranjal do Jari está com os seus salários comprometidos em mais de 30%. Estranhamente, há casos de funcionários da PMLJ que estão com 100% dos seus salários comprometidos. O RH da Prefeitura de Laranjal precisa rever a concessões de financiamentos e empréstimos, pois um servidor que não tem saldo positivo no seu contracheque dificilmente terá condições de prestar seus serviços a contento. No final das contas quem perde é a população. Enquanto isso os bancos e instituições financeiras fazem festa com os juros!

ENDIVIDAMENTO 2
Enquanto os servidores se atolam em dívidas, o SISPUMLAJ (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de L. do Jari) continua tendo no VALE-COMPRAS o seu carro-chefe. O VALE do SISPUMLAJ tornou-se a segunda moeda dentro do município, sendo aceita em vários estabelecimentos comerciais. Ao invés de contribuir para o endividamento, o sindicato poderia lutar ainda mais por melhorias dos trabalhadores junto à PMLJ ou buscar parcerias com outras instituições para que pudesse contemplar os associados com planos de saúde e outros benefícios. É apenas uma reflexão!

DINHEIRO VIVO
55% dos trabalhadores brasileiros recebem o salário em dinheiro vivo, ou seja, não precisam ter intermediações bancárias. Sorte dessa maioria que não é obrigada a pagar taxas absurdas nem pegar filas quilométricas em bancos!

MULTAS DO MEIO AMBIENTE NÃO SÃO PAGAS
Um dado superinteressante. Menos de 1% (exatamente 0,75%) das multas ambientais do IBAMA não são pagas. Segundo a revista Veja, a maioria é inócua porque aplicada a empresas que atuam na ilegalidadde ou não temem cair nessa situação.

MORTES DE MOTOQUEIROS AUMENTA 754%
Está explicado o porquê de o valor do Seguro Obrigatório de uma motocicleta ser três vezes maior que o de um automóvel. Somente na última década o número de mortes de motociclistas aumentou 754%. De cada 100 mil motoqueiros, 88 morrem no trânsito todos os anos. Laranjal do Jari e adjacências devem acompanhar essas estatísticas trágicas, entretanto reais.

TRAGÉDIA E DESASTRE APENAS NO DICIONÁRIO DE POLÍTICOS
Políticos adoram utilizar as palavras “tragédia” e “desastre” para conceituar as enchentes nas áreas baixas da cidade laranjalense. É certo que a subida do nível das águas causa prejuízos para quase todos, mas há gente torcendo para que as águas inundem cada vez mais. Na pior das tragédias sempre haverá alguém se beneficiando, infelizmente. O que ocorreu no Japão realmente foi um desastre, entretanto aquela população mostrou ao mundo como se comporta uma nação educada: sem roubos, sem saques, sem desespero, sem políticos tirando proveito da situação.

Um comentário:

  1. Olá Ivan, seu blog tá muito bom, muitas informações importantes e atuais.
    Sucesso!

    ResponderExcluir