sábado, 12 de junho de 2010

FIQUE POR DENTRO - AS CURTINHAS DO MÊS DE JUNHO NO VALE DO JARI

FIQUE POR DENTRO

Por F. LOPES*


MEDICAMENTOS GENÉRICOS: JÁ PENSOU SE NÃO EXISTISSE?

Todas as vezes que vou à farmácia tenho que perguntar ao atendente se existe um remédio genérico com a mesma fórmula e qualidade do receitado. Em geral, consigo adquirir o mesmo medicamento por um preço muito mais barato. Nesse momento sinto-me obrigado a destacar a importância do ex-ministro da saúde José Serra, pois se não fossem os genéricos é provável que os nossos proventos não dariam para pagar nem os mais simples medicamentos. É claro que me refiro aos que, iguais a mim, são membros da classe pobre!!!

DEFENSORES DAS CAUSAS EXCUSAS

A pré-candidata Marina Silva (PV) se disse uma legítima representante dos interesse das mulheres negras; a Dilma Roussef (PT) se acha defensora das causas femininas. Já em favor do José Serra (PSDB) existe uma história de competência, sobretudo quando foi Ministro da Saúde, considerado um dos melhores do mundo. Serra criou os genéricos e democratizou os medicamentos para tratamento dos portadores do HIV.

BANCO DO BRASIL E PREFEITURA DE LARANJAL

Numa decisão totalmente infeliz, a Prefeitura de Laranjal do Jari transferiu o pagamento dos servidores que recebiam no Bradesco para o Banco do Brasil sem o devido conhecimento dos mesmos e sem a devida antecedência. Embora a decisão da PMLJ tenha sido aparentemente dentro da legalidade, causou vários transtornos aos servidores, principalmente aqueles que contraíram empréstimo no banco Bradesco. O Governo do Estado/AP já havia tomado uma decisão semelhante, entretanto houve um convênio formalizado para que tanto o empregador quanto os servidores tivessem direito a uma série de benefícios, inclusive a isenção da taxa de manutenção para a conta simples. No caso do acordo da PMLJ, os servidores receberam benefício algum.

CONTRA-CHEQUE ON-LINE DA PMLJ

Brilhante a iniciativa da Prefeitura de Laranjal ao disponibilizar o contra-cheque dos seus servidores na internet, só lamentamos o fato de que o setor de RH não esteja disponibilizando o holerite impresso. Vale ressaltar que o comprovante de rendimentos impresso é uma obrigação do empregador e que algumas instituições não aceitam aqueles retirados pela internet. Além de tudo é importante que o site seja atualizado e permaneça no ar permanentemente!!!

SEGURANÇA PÚBLICA EM LARANJAL
Apesar de os números oficiais apontarem a redução da violência e criminalidade em Laranjal do Jari, o fato é que a sensação de insegurança nos cidadãos laranjalenses cresce assustadoramente, pois são corriqueiros os assaltos em lugares da cidade antes considerados tranqüilos. Os celulares são os objetos mais subtraídos pelos delinqüentes. A incoerência entre os dados oficiais e a realidade pode estar ligada ao fato de que a maioria das vítimas não faz o registro de ocorrência na Delegacia de Polícia, logo o grande número de furtos e assaltos está à margem das estatísticas dos governantes. O B.O.pode não culminar com a prisão dos marginais, mas aumentará os números oficiais!

OUTROS TEMPOS EM LARANJAL
Há justamente um ano atrás a prefeita Euricelia Cardoso recorria ao TSE para reaver o mandato perdido em 1ª e 2ª instâncias, enquanto isso, uma parte dos correligionários do seu grupo político baixava a guarda e caminhava num mar de humildade nunca antes visto. Com o triunfante retorno da maior liderança política do município laranjalense, esses correligionários arrogantes esqueceram os tempos difíceis, abandonaram a pele de cordeiro e passaram, inclusive, a atirar contra o próprio grupo. A pior coisa numa guerra é o fogo amigo e isso deverá se refletir nas próximas eleições. É só aguardar para ver!

EURICELIA: O PRÓXIMO DESAFIO DA GUERREIRA

Jovem, inteligente, extremamente simpática e determinada, a prefeita de Laranjal do Jari, Euricelia Melo Cardoso (PP/AP) conquistou a admiração e o respeito até mesmo dos seus adversários políticos dentro e fora dos limites do município. Após superar todos os desafios encontrados, a gestora municipal retornou ao cargo mais firme e decidida a transformar o município num verdadeiro canteiro de obras. O próximo desafio será reunir o seu grupo político em torno dos candidatos que apoiará nas próximas eleições, a começar pelo correligionário e governador Pedro Paulo Dias. Pelo que tenho visto nos bastidores, não será uma tarefa fácil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário